Meu Imóvel

Aluguel residencial sobe 0,9% na capital paulista em janeiro

Os valores médios de locação residencial na capital paulista subiram 0,9% em janeiro, comparado ao mês anterior. Considerando o período acumulado em 12 meses, a alta foi de 0,7%, frente a uma inflação de 6,7% do IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), da Fundação Getúlio Vargas.

Comportamento da variação do preço médio de aluguéis nos últimos 12 meses

Comportamento da variação do preço médio de aluguéis nos últimos 12 meses

Embora baixa, essa variação positiva traz uma novidade importante ao segmento de aluguéis. Quem explica é o vice-presidente de Locação do Sindicato da Habitação de São Paulo, Rolando Mifano.

“Há 19 meses consecutivos, desde junho de 2015, o mercado vinha registrando variações negativas nos valores de aluguel, considerando períodos acumulados em 12 meses. Essa leve alta em janeiro, aproximando mais um pouco a variação do valor médio de locação ao IGP-M, finalmente, manifesta uma tênue reação e uma tendência de equilíbrio para os próximos meses”, diz.

Em janeiro, os imóveis de 3 dormitórios foram os que tiveram maior alta, de 2,5%. Os de 2 quartos subiram 1,1%, e os de 1 dormitório tiveram queda de -0,30% nos preços médios.

O fiador, como sempre, continua como o rei das garantias locatícias, respondendo por 46% dos contratos firmados. O depósito caução vem na sequencia (36,5%), seguido pelos seguros-fiança (17,5%).

Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar também