Destaque, Meu Imóvel

Como morar com conforto em microapartamentos

Os apartamentos studio têm sido alvo de grande procura por parte dos compradores de imóveis na cidade de São Paulo. Para se ter uma ideia da dimensão que esse mercado tomou nos últimos anos, basta dar uma olhada nos dados da Embraesp sobre os lançamentos imobiliários desse tipo de moradia. Em 2016, 26,6% de todas as unidades residenciais lançadas na capital paulista contavam com até um dormitório. Cinco anos antes, esse percentual correspondia a apenas 13%. No início do ano 2000, a fatia era de 4%.

Duas grandes razões ajudam a explicar o aumento na procura por apartamentos menores. Uma delas é o aumento do número de famílias com apenas uma pessoa. Segundo o IBGE, entre 2005 e 2015 subiu de 9,8% para 14,9% a quantidade de residências com apenas um morador em São Paulo. A outra razão é o preço. Casas menores custam menos e cabem mais no bolso dos compradores. A esses dois adventos, soma-se o crédito imobiliário, que possibilitou o acesso à casa própria a uma classe média antes desassistida.

Muita gente se pergunta se é possível morar em um “apertamento” com conforto. A resposta é sim! Inclusive, as incorporadoras têm oferecido empreendimentos bastante diversificados para o público interessado nos studios. Muitas vendem os prédios com serviços compartilhados, como ferramentas, sala de jantar no térreo, cyber café, lavanderia (o que economiza espaço dentro da unidade, uma vez que o morador pode dispensar o uso de máquina), bicicletas, etc.

Abaixo, algumas dicas que podem ser úteis a quem mora ou pretende morar em um studio:

  • Fazer escolhas é imperioso. É preciso ter consciência de que nem tudo o que se quer ter caberá no apartamento. Será, às vezes, necessário escolher entre um liquidificador ou uma torradeira; uma coleção de filmes ou uma minibiblioteca…
  • Móveis planejados, sob medida, são ideais para casas pequenas. O custo pode ser alto, mas vale a pena o investimento, pois o espaço poderá ser bastante otimizado.
  • Móveis pequenos dão ao espaço a impressão de ser mais amplo.
  • Luzes direcionadas para diferentes focos do apartamento poderão gerar a sensação de diferentes ambientes.
  • Use cores claras nas paredes.
  • Sensação de aperto? Coloque espelhos nas paredes. Eles ajudam a parecer que o ambiente é maior.
  • Mantenha a cama sempre arrumada. Como, via de regra, nesses apartamentos pequenos ela está sempre à vista, deixá-la em ordem passa impressão de organização.
  • Tenha exaustor. Se não, ventilador. Cozinhar pode espalhar cheiro de gordura por toda a casa.
Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar também