Meu Imóvel

Vistoria de imóvel locado para temporada

Fim de ano chegando, e muita gente pensa em alugar um imóvel por temporada no local onde passará férias. Embora, muitas vezes, essa opção se demonstre mais barata do que ficar em hotel – devido à possibilidade de acomodar mais pessoas em um imóvel e rachar os custos da locação, alternativa que não se demonstra factível para um quarto de rede hoteleira –, alguns procedimentos merecem atenção tanto por parte do locatário como do locador.

A manutenção do imóvel alugado costuma provocar desentendimentos. Proprietários dizem que entregaram o bem em uma condição, a qual, no momento da devolução, não estava preservada. Inquilinos, por sua vez, refutam as alegações dos locadores e se recusam a pagar eventuais custas de reparos. Esse cenário costuma ser mais rotineiro do que se pensa.

Uma forma de mitigar esses mal-entendidos é realizar duas vistorias ao imóvel, uma na entrada e outra na saída. A primeira resume-se a uma lista assinada pelos seus contratantes, de onde devem constar os bens contidos na casa ou apartamento, elencando aqueles que estão em bom estado de conservação e aqueles que estiverem quebrados ou em mau estado.  Fotos podem ajudar a compor essa vistoria. Destaca-se a importância de se relacionar os equipamentos eletrônicos, pois são caros.

Na devolução do imóvel, o inquilino pode apresentar uma declaração afirmando que o bem e tudo o que está nele está em ordem. Eventuais danos causados pelos locadores no período da locação deverão ser indenizados. Por mais simples que pareça, essa providência, ainda mais nessas locações de curto prazo, pode eliminar dores de cabeça que costumam dar muitas chateações.

Também é possível que o proprietário do imóvel requeira um cheque caução a quem alugar o bem, de forma a garantir os bens da casa ou apartamento. O título deverá ser anulado ou devolvido ao locatário após a segunda vistoria. A importância dessa caução corresponde a uma estimativa do valor dos móveis e equipamentos instalados.

Post Anterior Próximo Post

Você pode gostar também